Categoria: O Mapa do Labirinto

O PODER DA ARTE

O PODER DA ARTE

O neurologista e escritor Oliver Sacks escreveu diversas obras interessantes, combinando seu conhecimento médico com sua sensibilidade.  Um dos textos que mais me marcou foi O Marinheiro Perdido: Sacks descreve seu convívio com um paciente …

Leia mais →

CÍRCULO

CÍRCULO

Certos escritores colocam tanto de si em seus livros que às vezes parecem se transformar em personagens tirados de suas obras. Jack London (1876-1916), autor de clássicos da aventura e histórias sobre a natureza como …

Leia mais →

ANGÚSTIA

ANGÚSTIA

É interessante como as coisas surgem em nossas vidas.  Comecei a me interessar por Søren Kierkegaard (1813-1855) há cerca de dez anos, quando estava vendo um filme onde uma personagem folheava um livro desse filósofo. …

Leia mais →
O FILHO DO DRAGÃO

Na segunda metade do Século XIX, o ator Henry Irving era uma das maiores celebridades de Londres e, possivelmente, de toda a Inglaterra.  Ele tinha seu próprio teatro  – o Lyceum, que existe até hoje …

Leia mais →
ARMADILHAS MENTAIS

O biólogo Richard Dawkins, em seu livro O Maior Espetáculo da Terra, narra uma famosa experiência do psicólogo e pesquisador Daniel J. Simons, professor da Universidade do Illinois, e que é mesmo surpreendente. Um pesquisador …

Leia mais →
A PRISÃO DO PRECONCEITO

Problemas como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares são cada vez mais comuns, e na verdade não deveriam causar mais estranheza do que uma gastrite ou faringite.  Pessoas que antes sofriam sozinhas hoje buscam tratamento e …

Leia mais →