UM BAIRRO NO ABC PAULISTA QUE É VERDE POR EXCELÊNCIA

Hoje quero dar os parabéns para o bairro Santana no ABC Paulista,  em Ribeirão Pires, em São Paulo. Essa é realmente uma referência de comunidade ecológica, que sabe dar valor a reciclagem e renovar  materiais descartados. No exemplar bairro Santana tudo se transforma e ganha forma. Em várias casas, temos verdadeiros recantos botânicos, com variedade de espécies de plantas cultivadas em vasos adaptados. Eles, os vasos surgem de objetos retirados do lixo. E nascem de recipientes, por exemplo,  feitos com a base de um filtro de água quebrado. Há ainda flores plantadas dentro de fruteiras, baldes, pneus, manilhas, calhas e outros objetos de forma criativa, que são todos reaproveitados. O lixo urbano é praticamente repaginado e serve de abrigo para a fauna e flora.

Nada se perde tudo se cria no bairro mais natureba e com a bênção de Gaya destes quadrantes paulistas. Formas de bolo colocadas sobre manilhas viram suporte para vasos. O reaproveitamento de materiais descartados também é utilizado no interior de casas, servindo como revestimento de paredes.

Dar utilidade a materiais que, para muitos, não têm mais valia nenhuma é mesmo o forte do bairro Santana. Os moradores se cotizam e no esquema de cooperativa, destinam recursos obtidos com a venda de materiais recicláveis para castrar animais   que vivem na rua, ou outros cujos proprietários são carentes. Toda vizinhança participa da ação. E olha que no bairro Santana não há coleta seletiva de lixo. Mas nem precisa, porque a reciclagem já é um velho e saudável costume entre os vizinhos.

Parabéns bairro Santana, parabéns Ribeirão Pires, pelo engajamento verde na defesa dos animais e na real preservação do meio ambiente. Bairro Santana, um exemplo que poderia e deveria ser regiamente seguido por outros rincões brasileiros, virar lei natural nos mais de cinco mil municípios do País. A Natureza Agradece e como AGRADECE!!!!

LOCALIZE: O bairro Santana no ABC Paulista,  em Ribeirão Pires, em São Paulo

abc-mapa

unnamed (11)

anderson-1-300x106