SESC 24 DE MAIO COM DESIGN & ARQUITETURA

Uma piscina no alto, exatamente no topo de doze andares, cercada pelos históricos edifícios que ocupam a esquina da rua Dom José de Barros com a via que dá nome ao prédio, no centro da cidade de São Paulo. É a nova unidade do Sesc 24 de Maio! Realmente a afirmação: ” Amparar a imprevisibilidade da vida”, concedida na coletiva de imprensa, por Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto que é a referência desta verticalização sociocultural, já sinaliza que este espaço já tem e terá muito potencial, com funções de revitalizar, incluir e transformar a cidade. Bem-vindo Sesc 24 de Maio!

Um prédio com estrutura com inúmeras soluções arquitetônicas. Eu caminhei no andar que é de convivência, para um café e com toda certeza vai ter famílias e crianças. Logo, a solução para dar a segurança, já que as grades são baixas – foi o uso de espelhos d´água, que oferecem a beleza e a funcionalidade. Nos andares se tem visão para a parede imponente lateral, de vidro, que está da fundação até o último andar, com a função de iluminar. Na visita monitorada utilizei as rampas que estão nas medidas certas e passam a sensação de um hábito urbano. Olhe! tem as plantas do projeto

Iluminação natural no prédio do Sesc 24 de Maio.

Ter uma arquitetura inovadora. Esta é a característica que forma a Rede Sesc e suas unidades, sempre com ousadias estruturais. É assim o andar para o esporte. Que tem uma parede para escalada, direto no concreto aparente e que o praticante ainda vai ter a sensação de olhar pelas enormes janelas de vidro. Tem mais surpresas! Agora é no mobiliário. Que tem cadeiras, bancos e mesas com o design desenvolvido pelo mestre na arquitetura Paulo Mendes da Rocha. Eu fui conferir de perto. São chapas metálicas e com cores que exaltam a linguagem modernista, que é a marca de “Paulinho” Mendes da Rocha. Esta menção “Paulinho” eu ouvi muito entre ele e o diretor superintendente do Sesc SP, Danilo Miranda.