POR DENTRO DA MÍDIA NO RÁDIO COM OS ASSUNTOS: A SECA E O CORTE DE LUZ

POR DENTRO DA MÍDIA traz na coluna de hoje duas situações que afetam todos e vão ganhar ainda mais espaços na nossa comunicação. São elas: a falta de água e a falta de energia. Para enfatizar a crise instaurada nas áreas de: fornecimento e serviços – foram selecionados avisos de institutos credenciados para darem à devida proporção do que será o ano de 2015, com os escassos e as limitações no uso dos recursos hídricos.

Ouça a Luciana Freitas, com o POR DENTRO DA MÍDIA na Rádio Roquette-Pinto, em 94,1 FM ou por aqui

Vamos começar com a crise da energia, já que nesta semana ocorreram suspensões do fornecimento, aos menos, em 11 estados brasileiros.

Na segunda-feira desta semana, vivemos uma paralisação no fornecimento de energia, como um apagão nas regiões sudeste e centro-oeste. Todos devem ficar atentos, porque 30 minutos antes deste momento de corte no envio de energia para as cidades o consumo de energia no País atingiu o pico de 51.596 MW, novo recorde, segundo o ONS (órgão responsável pelo sistema elétrico). Já a avaliação de Hermes Chipp, diretor-geral do órgão foi uma outra, bem mais amena. Ele afirmou que não houve blecaute, e sim “corte preventivo” no sistema. Será mesmo?

E, o comunicado para a crise da energia vem da França. Porque desde ontem representantes e líderes mundiais estão na sede da Unesco em Paris na divulgação de que, 2015 é o Ano Internacional da Luz.

De acordo com a Unesco, a definição serve para refletirmos sobre a redução do consumo de energia para este ano e todos os próximos.

O documento em exposição neste encontro traz a mensagem de que: “Poupar energia é de fundamental importância para evitar os impactos negativos sobre o meio ambiente e a economia. A mudança de comportamento individual é imprescindível para o processo de construção de uma sociedade mais sustentável”. Logo, o tema crise de energia é o que estamos vivendo, mas já vem sendo colocado como crise mundial.

Agora… na nossa coluna, vamos para a crise da água, que continua. Também temos recados e movimentos nesta área, já que completaremos dois anos desta situação e, logo mais um ano do movimento de seca “ pra valer “ nas grandes cidades.

E, especificamente diante do problema de escassez em São Paulo, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis faz um apelo às autoridades e aos cidadãos para que assumam as devidas responsabilidades.  O comunicado informa que a cidade de São Paulo está diante de uma catástrofe social, econômica e ambiental sem precedentes.

Chama à atenção para os números e declarações de que: o nível do sistema Cantareira está em cerca de 6% e segue baixando por volta de 0,1% ao dia. O que significa que, em aproximadamente 60 dias, o sistema pode secar completamente.

E, prestem a atenção o que eu selecionei do noticiário:

Sem chuvas, com planejamento e obras ainda em andamento, vai ser instaurada a crise em São Paulo com previsão em março ou na expectativa de junho, deste ano, os reservatórios atingirem o nível zero.

E, poderá ocorrer também o agravamento no corte de fornecimento de água para o Rio de Janeiro.

Logo, a comunicação é imprescindível neste momento. Tanto a Unesco e as entidades e Ongs no Brasil, devem falar e falar e cobrar e cobrar ações para o sustento do fornecimento de energia e água para as cidades brasileiras.

Todos devem ficar envolvidos, como as autoridades, os formadores de opinião, as lideranças e os cidadãos. É urgentemente e  gravíssima a situação que vivem  as cidades.

Por aqui no POR DENTRO DA MÍDIA disponibilizamos links que são caminhos para começar a espalhar as informações para se saber as alternativas em busca pela economia no uso da luz e da água.

Clique

10 passos simples para economizar água e energia

http://nossoquintal.org/2007/10/15/10-passos-simples-para-economizar-agua-e-energia/

Veja como economizar água e luz com atitudes simples

ttp://greatsiff.blogspot.com.br/2011/04/veja-como-economizar-agua-e-luz-com.html

 

sin luz ni agua crédito para o foto: www.gopixpic.com

10861045_544393139029630_4043717840219581479_o