PEÇO SEU APOIO PARA A “BIBLIOTECA DIGITAL DO FUTEBOL BRASILEIRO”, O MAIOR MOVIMENTO LITERÁRIO JÁ REALIZADO EM NOSSO PAÍS

Cabecalho-BDFB

O objetivo da Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro, que a livrosdefutebol apresenta agora aos leitores do Por Dentro da Mídia é recuperar, reeditar e perenizar os mais importantes textos clássicos da literatura do futebol brasileiro, em forma de e-books (livros eletrônicos).

Até o início da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, vamos lançar 50 e-books, com o melhor da literatura de futebol no Brasil. Os mais importantes textos clássicos e os autores contemporâneos que, apostamos, serão clássicos no futuro.

PREMISSAS
A história do futebol brasileiro começou a ser contada pelos jornalistas que acompanharam os primórdios do futebol em nosso País. Essa história nos foi competentemente contada por André Ribeiro, no livro Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva do Brasil (Terceiro Nome, 2007).

  • Thomaz Mazzoni (em São Paulo) e Mario Filho (no Rio de Janeiro) foram os pioneiros. Ambos nos legaram obras de grande importância para entender os verdes anos do nosso futebol. Suas colunas viraram livros e almanaques que encantam estudiosos e historiadores.
  • Milton Pedrosa, um jornalista de esquerda perseguido pela ditadura militar, achou na literatura de futebol a maneira de driblar a perseguição que o impedia de trabalhar. E com isso nos legou obras de indiscutível qualidade — tal como Gol de letra: o futebol na literatura brasileira (1968), além de deixar encaminhada a autobiografia de Arthur Friedenreich, o primeiro monstro sagrado do futebol brasileiro.

Suas obras estão esgotadas, fora de catálogo. São encontradas em mau estado de conservação, e a preços exorbitantes. Pela Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro, vamos reeditar tudo, para que os interessados possa recuperar essa informação, de grande importância para conhecer e entender o futebol brasileiro.

O LIVRO QUE VOCÊ NÃO VÊ
Quando você pega em suas mãos aquele objeto do desejo, numa livraria, ou quando abre o seu e-reader, talvez nem imagine o trabalho que dá até que aquela informação esteja disponível para você. O que a gente vê de um iceberg, flutuando na linha-d’água, é apenas 10% do volume total que ele tem. Mais ou menos como num livro.

Depois que o autor nos repassa seu original, começa um intenso trabalho multidisciplinar para produzir o livro: copidesque, preparação de originais, revisão, editoração, preparação de textos auxiliares (prefácio, apresentação, quarta-capa e orelhas), criação da capa, revisão do livro editorado, preparação para a gráfica, preparação de lançamento e divulgação, controle de qualidade em gráfica, lançamento, divulgação na imprensa, eventos etc. Um esforço que precisa, necessariamente, do trabalho de profissionais com várias formações. E é por isso que estamos pedindo o seu apoio.

POR QUE E-BOOKS
O livro eletrônico (e-book) oferece vantagens editoriais competitivas em favor da literatura de futebol:

  • A informação pode ser constantemente atualizada – o que é ótimo para livros de estatísticas e competições
  • Não há limitação à produção de conteúdo que, em papel, significam páginas impressas encarecendo a produção
  • Permite a criação de links ilimitados – para fotos, vídeos, áudios, mapas, sites etc. – ampliando consideravelmente a experiência de leitura (são os “pés de página eletrônicos”)
  • O preço para o leitor é menor do que o do livro de papel, e a compra pode ser feita em poucos minutos pela internet

ANUNCIAMOS A NOSSA ESCALAÇÃO
A Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro começa com os mais importantes textos clássicos do futebol brasileiro.
Vamos relançar toda a obra de:

  • Thomaz Mazzoni – jornalista com intensa atuação na imprensa paulistana, autor de livros e almanaques de grande sucesso e importância para a historiografia do futebol brasileiro
  • e do editor Milton Pedrosa – fundador da Editora Gol, a primeira especializada em nosso País em literatura de futebol

A eles, vamos acrescentar os mais importantes textos contemporâneos, reunindo autores como:

  • Roberto Assaf e Clóvis Martins
  • André Felipe de Lima
  • Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida
  • e estamos com as “nuvens abertas” para outros autores, pesquisadores, historiadores e acadêmicos que queiram se juntar a nós.

ONDE
Vamos disponibilizar a Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro para venda e download através das mais importantes lojas virtuais, tais como:

  • Amazon
  • Apple
  • Árvore de Livros
  • Barnes & Noble
  • Bem Te Li
  • Cultura
  • Google
  • Saraiva
  • 24 Symbols etc.

E, em nosso novo site, que será lançado dia 16 de julho, o leitor também poderá se tornar “sócio” da Biblioteca, pagando uma pequena taxa mensal e escolhendo os e-books que deseja ler, além de se deleitar com as informações sobre literatura de futebol que vamos disponibilizar, gratuitamente, em áudio e vídeo, com resenhas de livros e entrevistas.

Flo-Capa-Original-Remasterizada

QUANDO

O pontapé inicial deste projeto acontecerá dia 16 de julho, no auditório do Museu do Futebol, em São Paulo, quando relançaremos Flô, o goleiro “melhor do mundo”, de Thomaz Mazzoni, o primeiro romance esportivo publicado no Brasil (em 1941).

Nessa ocasião, teremos um debate sobre o trabalho de Thomaz Mazzoni, contando com a presença do historiador Rafael Silva (da PUC-Rio), de Ricardo Mazzone Neto (neto do jornalista) e de Gustavo Carvalho (atual coordenador do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol).

A atualidade de Flô, o goleiro “melhor do mundo”, um texto com 75 anos de vida, nos ajuda a entender os problemas e mazelas do nosso futebol: “Flô” parece ter sido escrito ontem… Por isso, o escolhemos para ser a ponta do iceberg do nosso projeto.

 

 

QUER APOIAR?

Você ou sua empresa podem colaborar com a Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro, através de pequenas contribuições mensais recorrentes. Através de contribuições mensais entre R$10 e R$100, você colabora com o desenvolvimento da Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro, além de receber contrapartidas de acordo com a sua contribuição.
Veja como você pode ajudar no APOIA.se, plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding, a nossa popular “vaquinha”), que se dedica a promover o trabalho de produtores de conteúdo criativo.
Visite agora no APOIA.se e contribua com a preservação da história do futebol brasileiro!

Logo-Q-TwitterFAÇA CONTATO
Cesar Oliveira – Editor
livrosdefutebol@gmail.com
Cel. e WhatsApp: (21)988-592-908 (Vivo)
Skype: cesar_oliveira_editor
Facebook Twitter