PANELAÇO JÁ CONTRA MAUS TRATOS A ANIMAIS

Quero aqui neste espaço, verdadeiramente de Defensoria in Natura, prestar minha admiração e homenagem a todos aqueles que lutam silenciosamente contra os maus tratos a animais e a qualquer espécie de ser vivo em geral. Externo também parabéns ao trabalho das ONGs, inclusive, em especial, à agência de notícias especializada: ANDA-Agência de Notícias de Direitos Animais-.

Ela iniciou de forma pioneira e corajosa petição, visando criação de delegacias de proteção aos animais no Estado de São Paulo. Graças à iniciativa, decreto foi publicado no Diário do Estado de São Paulo. Agora, a Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, do Departamento da Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) da Polícia Civil tem nome alterado para Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus Tratos a Animais e demais infrações contra o Meio Ambiente.

Na grande vitória, a Divisão já investiga casos de abuso, maus tratos e crueldade contra animais. Além de infrações contra o meio ambiente cometidas no Estado de São Paulo. Mas, precisamos de mais atitude da sociedade brasileira em geral para obtermos medidas mais punitivas para violência contra os animais. A lei 9,605/98 prevê que os agressores a animais silvestres, domésticos ou domesticados podem ser punidos com detenção de três meses a um ano, mais multa. Isso sem citar os agravantes. É necessário, por exemplo, que as pessoas se conscientizem sobre os direitos dos animais. Poucos ou quase ninguém tem conhecimento do fato, E, denunciem cada vez mais os maus tratos. O ideal seria a criação de uma Delegacia Especial, Delegacia Especial Contra Maus Tratos a Animais. Não importa o nome e sim a ação. Copiamos tanto dos Estados Unidos, mas o essencial fica à margem. Recentemente uma amiga minha, em visita a Nova Iorque, ficou encantada. Lá não há animais abandonados.

A lei de proteção e preservação é severa. Enquanto isso, só em SP passamos de dois milhões de animais sofrendo pelas ruas e logradouros públicos. É agora, esta é a hora dos poucos, mas barulhentos e heroicos defensores e tratadores, de animais comunitários ou abandonados, baterem panela. Panelaço em favor dos bichos, afinal de contas também pertencemos ao Reino Animal. Que a índole de Sobral Pinto, jurista inesquecível e cristão exemplar, nos oriente e que S. Francisco nos proteja e guarde. Paz e Bem. Panelaço já e um Panelaço Animal !!!!

anderson-1-300x10612