GEOMETRISMO NOS AMBIENTES E MUITO PIET MONDRIAN

Design & Arquitetura

Sexta-feira, 06 de julho de 2018

Olá! Você está no D. A Design & Arquitetura, produzido pelo Por Dentro da Mídia e que está aqui, na allTV, a TV da Internet e nas plataformas digitais.

Nesta edição, vamos falar da técnica que ajuda a decorar e proporciona a sensação da profundidade, mudando até o formato do ambiente.

É a geometria, com os seus traços, ângulos e formas, que está na arte….! no movimento neoplasticismo. Onde, as cores e o conjunto de desenhos são organizados de uma maneira, na qual se passe a mensagem que aquela composição é um resultado de uma única concepção.

Para a gente ficar ambientado com o Geometrismo, vamos entrar nas linhas verticais, horizontais e nas cores puras das obras de PIET MONDRIAN.

Piet Mondrian

Foi um pintor neerlandês modernista. Mondrian criou o movimento artístico chamado de neoplasticismo e depois desenvolveu obras de pintura concreta.

Os blocos de cor pintados de modo fosco e distribuídos assimetricamente por ele reforçavam a ideia de que ele investia na percepção de suas obras como uma abstração materialista, criticando a pintura histórica.

Antes, Mondrian havia participado da arte cubista, continuou simplificando suas formas até conseguir um resultado, baseado nas proporções matemáticas ideais, entre as relações formais de um espaço estudado.

O estilo de Mondrian favorece diferentes tipos de decoração de ambientes e traz vida para as criações. Pensando nisso, temos o geometrismo seguindo em alta na arquitetura e no design de interiores.

Como nos ambientes da 32ª edição da CASACOR São Paulo. Que é reconhecida como a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Vamos ver no programa o que alguns arquitetos trouxeram para a mostra paulista, durante o Design & Arquitetura.