FICÇÃO DOMINA A LISTA DE LIVROS DA SEMANA

Ficção domina a semana dos passageiros do Metrô. Duas sagas fantásticas (“Game of Thrones” e “Crônicas de Nárnia”) estão lado a lado de romance de amor (“Simplesmente Acontece”); a história do irmão alemão de Chico Buarque e uma novela criminal, cujo cenário é um trem dos subúrbios de Londres. Embarque nestas viagens e escolha a estação.

DSC_0092

TREMEstação Paulista, Linha Amarela – “A Garota do Trem”, de Paula Hawkins. Leitura em e-book eletrônico. Mulher divorciada passageira diária de um trem acredita ter testemunhado da janela do vagão o assassinato de uma jovem moça. Sua história, porém, oculta segredos. Adaptação para o cinema com Emily Burton estreia em outubro deste ano no Brasil.

DSC_0091

CHICO

Estação Armênia, Linha Azul – “O Irmão Alemão”, de Chico Buarque. Inspirado em episódio da juventude de seu pai (o historiador Sérgio Buarque de Hollanda), quando, nos anos 30, então solteiro, foi jornalista na Alemanha. Ele teve um filho com Anne, uma namorada alemã, mas nunca conheceu o menino. O livro de ficção usa elementos dessa história real e familiar.

DSC_0055

SIMPLESMENTE

Estação Trianon-Masp, Linha Verde – “Simplesmente Acontece”, de Cecelia Ahern. A autora é jornalista irlandesa e já foi vocalista em banda pop. Tornou-se escritora de sucesso com“P.S: Eu Te Amo”. Aqui neste livro segue a temática amorosa: Alex e Rosie são amigos de infância, cujas vidas somam desencontros, embora sejam feitos um para o outro.

 

DSC_0121

TRONOS

Estação Carandiru, Linha Azul – “Festim dos Corvos: Crônicas do Gelo e do Fogo”, de George R. R. Martin. O passageiro lê o livro 4 desta saga iniciada em 1996 e transformada em celebrada série de TV (“Game of Thrones”). Fantasia medieval temperada pela política, poder, violência e sexo. O autor lançou cinco volumes e promete mais dois novos livros.

_20160120_065931

NARNIA

Estação Tiradentes, Linha Azul – “Crônicas de Narnia”, de C.S. Lewis (1898-1963). Em volume único, a edição contém sete livros desta saga juvenil de fantasia (escritos entre 1949 e 1954). O autor foi professor universitário, grande poeta, acadêmico e amigo pessoal de J.R.R. Tolkien (“O Senhor dos Anéis”). Tornou-se um clássico da literatura britânica.

_20160118_065329

Na próxima semana, mais livros em novas viagens. Sempre aqui.

PRÓXIMA ESTAÇÃO: LEITURA NO METRÔ.

 

FLZ

Esta é uma página de informação jornalística sobre os hábitos de leitura em trens do Metrô de São Paulo. Se você estiver registrado nesta edição e não deseja ser visto lendo o livro que escolheu, envie uma mensagem para este portal.